Um artista dedicado às abelhas.

João F. M. Camargo nasceu em 1941 e faleceu em 2009.  Professor, pesquisador, naturalista dedicado às abelhas, me chamou a atenção por seus elaborados desenhos para trabalhos científicos sobre abelhas. Com pleno domínio de uma técnica baseada no bico de pena e nanquim criava ilustrações extremamente detalhadas por meio do pontilhismo.

A técnica do pontilhismo lida com a formação de imagens por meio de pontos negros com distancias variadas que criam uma espécie de reticula para formar as noções de claro e escuro com tons de cinza variados.

jc01

Acima o detalhe do ninho de uma Partamona helleri, nome popular Boca de Sapo, sob epífita, que em etimologia quer dizer planta que vive sobre outra planta.  Na imagem procurei  fazer uma montagem ampliando a parte da imagem que mostra a entrada da colmeia, para evidenciar detalhes da técnica. A imagem inteira é percebida em primeiro plano.

É fácil perceber que o professor Camargo usava suas habilidades para criar imagens para acompanhar, explicar, interpretar, acrescentar informação, sintetizar ou até simplesmente ajudar estudiosos a decorar textos. Essa técnica permite uma boa reprodução de imagens principalmente em processos gráficos sofríveis.  Ao mesmo tempo que cria incríveis originais, verdadeiras obras de arte. Mas porque não usar fotos ou desenhos mais elaborados no computador? Primeiro porque esses recursos não eram tão evoluídos nos tempos que o professor viveu. Em segundo lugar,  por que  ao produzir uma ilustração você pode  construir uma cena sem destruir um ninho de abelha e explicar mecanismos visualmente que seriam muito difíceis de serem montados para uma foto. Um bom exemplo desse tipo  são os cortes longitudinais.

jc02
A imagem mostra o corte longitudinal do ninho de uma Partamona Cupira, nome popular Cupira Preta.

O nosso cientista/artista ilustrou não apenas suas produções, mas também trabalhos de outros pesquisadores bem como pranchas para material didático nas instituições onde atuou como estudante e professor. Seus magníficos desenhos de abelhas, ninhos e flores percorrem o mundo e têm sido reproduzidos em diversas publicações. Os estudiosos da morfologia de abelhas, curisos e apreciadores de uma boa ilustração da natureza fatalmente encontraram suas obras pelo caminho.

jc04

Referências:

CAMARGO, João M. F.; PEDRO, Silvia R. M.. Meliponini neotropicais: o gênero Partamona Schwarz, 1939 (Hymenoptera, Apidae, Apinae) – bionomia e biogeografia.Rev. Bras. entomol.,  São Paulo ,  v. 47, n. 3,   2003 .   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0085-56262003000300001&lng=en&nrm=iso>. access on  24  Feb.  2014.  http://dx.doi.org/10.1590/S0085-56262003000300001.

http://www.producao.usp.br/bitstream/handle/BDPI/6568/ art_PEDRO_Necrologico_Joao_M_F_Camargo_-_um_2009.pdf?sequence=1