Cipó-uva (Serjania reticulata cambess)

Ao criar Abelhas Nativas Sem Ferrão (ANSF) torna-se sempre difícil identificar o pasto apícola que elas forrageiam. A situação se agrava quando próximo ao Meliponário se tem Mata Nativa e não monocultura. No caso do meu Meliponário a Mata Nativa é Atlântica, conhecida por uma Mata fechada de difícil acesso formada por uma formação vegetal heterogênea.

Hoje (09/05/2014) identifiquei uma trepadeira encobrindo as árvores na Mata fechada. Acessei a florada e peguei uma amostra de folha e flor para uma pesquisa visual na internet. Identifiquei como sendo Cipó-uva (Paullinia carpopodea cambess),– de acordo com Rúbio Proença é  (Serjania reticulata cambess ). Inclusive pude confirmar no livro FLORES E ABELHAS EM SÃO PAULO de José Rubens Pirani; Marilda Cortopassi Laurino, que a florada dessa trepadeira se dá de fevereiro a maio, confirmando o fato. Por aqui florou não faz muito tempo, pela minha observação.

cipo_uva_arvore

Abaixo a imagem mostra alguns caixos de flores do cipó. Imagino que o nome deva ter originado devido ao botões das flores que parecem pequenas uvas.

flores_cipo_uva

O Flor do Cipó é conhecida por fornecer néctar para a produção de um mel que tem como principal característica ser um desintoxicante do fígado, estimula a secreção biliar e auxilia no combate dos efeitos da ingestão do álcool. Abaixo detalhe da flor.

flor_cipo_uva

O Cipó-uva tem se tornado escasso devido ao desmatamento. Além disso encontramos sempre ele associado ao mel de abelha Apis Melífera (com ferrão). Em uma busca rápida na internet não encontrei registros dessa planta associada ao mel das Abelhas Nativas Sem Ferrão. Assim sendo, resolvi monitorar a produção de mel de duas espécies de abelhas do meliponário para avaliar se elas vão forragear essa florada.

Abaixo temos a melgueira de uma Mandaçaia (MQA).

melgueira_mqa

Abaixo um sobreninho de Uruçu-Amarela (Melipona Rufiventris Mondury).

urucu_amarela

A ideia é realizar um acompanhamento baseado na comparação das imagens acima com imagens coletadas em um determinado espaço de tempo, de modo que fique evidente a criação ou não de novos potes de mel. Não pretendo ministrar xarope nesse meio tempo. Dentro de alguns dias devo postar as novas fotos para a comparação.

Hoje é dia 10 de junho de 2004, deixei passar um mês e fotografei as melguerias novamente, confiram os resultados abaixo.

n_mqa_d2

Acima temos a melgueira da Mandaçaia, como pode-se perceber os potes de mel diminuiram, outros fatores podem também terem contribuido para isso, mas, em princípio, podemos afirmar que elas não gostam da florada do Cipó-uva.

n_mrm_d2
Acima temos a Melgueira da Mondury, pode-se observar uma aumento da produção de cera, tanto no centro do ninho quanto na parte superior do envolucro, bem como nos podes de mel. É fácil notar também um pequeno aumento no número de potes fechados. Ou seja, o ninho aumentou e a reserva de alimentos também.

Em 08/05/2015, as 7h20 da manhã observei MQA nas flores. Impressionante como após um ano, exatamente na mesma data as flores apareceram encobrindo as árvores.

Em 15/05, uma semana depois da última observação, avistei Mandaçaia e Bugia. A florada continua exuberante.

Em 25/05 por volta das 7h20 da manhã avistei Mandaçaia na florada. Já são praticamente 20 dias de alimento direto. Embora observe que elas coletam nectar nas flores as melgueiras aumentaram apenas um pouco, mas a população da colmeia aumentou visivelmente.

Dia 01/07/2015, venho observando a florada desde então. As flores antigas já secaram a folhagem ficou avermelhada, formando cachos como se fossem flores e fizeram uma espécie fruto. As flores brancas continuam a brotar em outros lugares da mata. Já somam mais de um mês de florada. Talvez a maior e mais consistente para o meliponario, apesar do frio. O ideal é prepara as colmeias para essa época ano que vem.

As fotos desse site são bem parecidas. Lá é identificada como Cipó-timbó-açú, cipó-uva, timbó-grande, timbó (Serjania laruotteana Cambess) https://sites.google.com/site/florasbs/sapindaceae/cipo-timbo-ac