Qual o nome dessa espécie de abelha sem ferrão?

Adquiri uma colmeia de Abelha indígena sem ferrão em uma caixa rústica feita com madeiras de caixote. O vendedor falou que se trata da espécie Jandaira. Tenho lá minhas dúvidas. Vou postar uma série de imagens para ver se me ajudam a identificar essa espécie.

Entrada da colméia

Acima a entrada da colmeia. Elas entram e sai de forma dinâmica e organizada, não ficam circulando na entrada como as Jataís ou batendo e voltando como as Iraís. Não sei qual produto usam para adornar a entrada, mas principalmente na parte baixa, note que está mais escuro, ajuda no pouso das abelhas.

estrutura do ninho

Essa é a estrutura do ninho. Evitei manipular, está do modo como abri a caixa. Achei interessante essa “bola” brilhante no canto inferior direito da imagem. Nas caixas de Jataí e Iraí que manejei nunca vi nada igual.

Solda da caixa

Por intuição suspeito que esse material brilhante da foto anterior seja uma reserva usada para lacrar a caixa, como vemos acima o material usado para lacrar as frestas da caixa é bem brilhante e viscoso.

Abelhas na tampa

Acima algumas abelhas tentando se esconder. Elas estavam na tampa da caixa, logo após a abertura do ninho. Ou seja, ao ver a casa de frente essa estrutura estava de ponta cabeça.

Abelha
Abelhas
Abelha

Por fim, algumas fotos das Abelhas. Ele deve ser do mesmo tamanho da Jataí e Iraí, um pouco mais “gordinha”, encorpada.

Hoje – 10/03/2013 – Fiz duas fotos mais detalhadas das abelhas e por meio de uma busca visual no google acabei encontrando a espécie por semelhança visual. O nome da abelha é Mirim Guaçu Amarela (Plebeia Remota Rufis). Agradeço aos colegas que colaboraram. Abaixo as imagens que ajudaram na identificação.

10
12