Apresentação

O Meliponário Tapajós começou suas atividades em Vinhedo em 2013. O manejo com as Abelhas Nativas Sem Ferrão tem se revelado algo muito cativante e enriquecedor, pois está diretamente ligado a preservação da natureza e uma visão holística da vida porque o cuidado com as abelhas exige entender o todo a partir das partes e suas interelações.

O excesso de insumos que as abelhas produzem também são aproveitados oportunamente e são produtos naturais e de qualidade reconhecia a milênios por muita etnias.

Meliponário
Acima a esquerda a primeira caixa do meliponário em 2012 e ao lado parte do meliponário em 2013.

As espécies que fazem parte da nossa criação artesanal são:
– Jataí;
– Iraí;
– Mandaguari;
– Mandaçaia Anthidioides (MQA);
– Manduri;
– Marmelada;
– Mirim Droriana;
– Mirim Preguiça;
– Uruçu Boca de Renda;
– Uruçu Amarela (Melipona Mondury).

retirada_mel
Retirada de mel para degustação durante um dos cursos no Meliponário.
Foto de Renato Luppi.

O cuidado com as abelhas no cotidiano, tem se mostrado uma atividade não só de entretenimento nas horas livres bem como uma forma de ajudar a entender o mundo em que vivemos. Esperamos que sinta o mesmo ao fazer parte dessa cultura.

Caso tenha interesse em passar uma tarde no Meliponário, conhecer em detalhes as espécies que criamos e degustar o saboroso mel das abelhas nativas, conheça nossa proposta de curso: http://www.meliponario.com/?page_id=388

Cadastro no Ibama: CTF 6766840

Nosso contato é: info arroba meliponario ponto com

6 thoughts on “Apresentação

  1. Parabéns, lindo o seu trabalho! Meu pai também tinha esse hobby. Eu gostaria de iniciar essa atividade, mas preciso fazer um curso primeiro para saber sobre as instalações, como preparar as iscas, etc…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

* Please enter the Characters - [Case Sensitive]