Livro Infantil sobre Abelhas Nativas

Em julho nasceu um dos projetos mais importantes que eu pude idealizar e realizar até o momento, além é claro, do próprio Meliponário Tapajós. O lançamento do livro infantil sobre abelhas nativas sem ferrão chamado “O Elo invisível” que foi possível graças a ação conjunta de muitas pessoas e tem como objetivo principal divulgar a meliponicultura para as crianças.

Acima o lançamento do livro na Feira Paisagem, em julho de 2017 na cidade de Vinhedo-SP. No dia foram levada caixas didáticas com as espécies Mandaçaia, Manduri e Mirim Preguiça para que as pessoas pudessem conhecer as abelhas ao vivo.

 

A narrativo do livro é baseada na minha vivência familiar no Meliponário Tapajós, um dos personagens leva o nome de um dos meus filhos, a narrativa tem criação conjunta com a minha esposa que é pedagoga. A ideia foi a de criar uma narrativa envolvente entre um menina do interior criado numa chácara e uma menina da cidade que vem visitá-lo e se surpreende com as abelhas que não tem ferrão. Ela descobre que as abelhas nativas já eram manejadas pelos indíos brasileiros muito antes do descobrimento do Brasil, além de produzirem um mel de sabor singular e grande valor nutritivo somado ao trabalho de polinização vital para nossa sobrevivência nesse planeta. As ilustrações do livro ficaram por conta da Editora Altamira, nas mãos da Jennifer Sá.

No lançamento, a história do livro foi contada por Suzana Diniz, da Cia Clara Rosa, com a participação de Benito, em detalhes acima, personagem do livro.

 

Para quem saber mais sobre o projeto aconselho a leitura da entrevista para a ONG Sos Abelhas Sem Ferrão:

Livro sobre abelhas sem ferrão! O elo invisível

 

Também cedemos entrevista recentemente para o programa em Cartaz da TV Aberta:

 

Para comprar o livro acesso o site da Editora Altamira:

O Elo Invisível