Educação ambiental

Uma das frentes de trabalho do Meliponário são ações de educação ambiental por meio das Abelhas Nativas Sem Ferrão. O livro infantil “O Elo invisível” de autoria dos fundadores do Meliponário Tapajós é uma prova viva desse interesse.

Somos um casal de professores e essas ações são uma extensão natural do nosso trabalho cotidiano. Basicamente são eventos que podem ser formatados de acorda com a demanda, mas em geral oferecemos as seguintes atividades:
– Demonstração de enxames de Abelhas Nativas Sem Ferrão em caixa com visores;
–  Material didático demonstrativo para entender o funcionamento do enxame, produção de insumos e sua sociabilidade;
– Produtos para degustação como mel, polén e própolis;
– Contação de história do livro “O Elo Invisível”;
– Explicamos sobre o manejo das abelhas;
– Explicamos como ocorre a polinização e forrageamento, ou seja, como elas recolhem polén, água, resinas e barro do ambiente;
– Apresentação de plantas melíferas;
– Abordamos questões ecológicas pertinentes ao assunto;
– Atendimento de dúvidas dos professores e alunos.

Alguns cases

Colégio Objetivo

Em abril de 2018 participamos de uma feira de livros no colégio Objetivo de Valinhos-SP, apresentando as abelhas, insumos, plantas e falamos um pouco sobre o nosso livro para as crianças.



Imagem da ação realizada no Colégio Objetivo em Valinhos

É muito interessante perceber como as abelhas chamam a atenção e como as crianças e adultos são desinformados sobre nossas abelhas nativas: não conhecem a variedade de espécies, não sabem que o mel é diferente, que elas efetivamente não oferecem perigo pois não ferroam e também como se dá o processo de polinização e produção de insumos, o que toca numa questão pragmática, o conhecimento das espécies de plantas que ajudam as abelhas e a vida em geral.


Acima duas imagens do mesmo evento mostrando o interesse das crianças por esses insetos sociais.

 

Escola Bosque das Letras

Em 2017 fizemos uma ação educacional na escola de ensino fundamental Bosque das Letras em Jandira-SP. Ação incluiu apresentação das abelhas, a importância das abelhas na preservação ambiental, degustação de Mel e contação de histórias.


Apresentação de enxame de abelhas nativa sem ferrão em caixa didática dentro da sala de aula.


Contação de história


Acima a expectativa da criança para degustar mel direto do enxame na escola Bosque das Letras

 

Parque Taquaral em Campinas

Em 2018 participamos da Semana do Meio Ambiente de Campinas (Semeia 2018) organizado pela prefeitura de Campinas. Ficamos com um espaço no Parque Taquaral com o objetivo de apresentar as Abelhas Nativas Sem Ferrão para as pessoas no local. A ação teve apoio do departamento municipal de proteção e bem-estar animal.


Acima, no Parque Taquaral, em junho de 2018, explicando sobre a diferença entre as abelhas exóticas e as nativas enquanto a criança observa com o lupa um enxame de abelha Mirim em caixa didática.

 

Colégio Sant’Anna

Em 2018 fizemos uma ação educacional Colégio Sant’Anna em Vinhedo-SP. Ação incluiu uma palestra introdutória, apresentação das abelhas em caixas expositoras, debate sobre a importância das abelhas na preservação ambiental, degustação de Mel, polén e contação de histórias.


Acima, uma das turmas de alunos após a exposição.


Contação de história.


Apresentação da espécie Mirim Preguiça em caixa expositora com visor dos 4 lados.


Apresentação da espécie Jataí em caixa expositora.


Degustação de mel.

Caso tenha interesse em realizar uma ação educacional na sua escola ou comunidade entre em contato conosco, por e-mail: info arroba meliponario ponto com ou pelo formulário na página de contato.