Como colher mel de abelha Jataí sem prejudicar a colmeia.

No senso comum, mel é quase sinônimo de abelhas. Entretanto, existe muita desinformação sobre produzir mel de abelha Jataí sem prejudicar a colmeia

Assim, uma pergunta frequente é como retirar mel sem prejudicar a colmeia. Vamos a alguns conceitos básicos.

Mel de abelha jataí
Caixa racional para abelha Jataí com duas melgueiras cheias de mel

A importância do mel para a colmeia.

O Mel é um alimento importante para subsistência da colmeia, pois elas se alimentam dele como nutriente que fornece energia (carboidrato).

Ou seja, ao colher mel devemos ter a exata noção de que estamos tirando alimento que está estocado para a sobrevivência da colônia.

Quando colher mel da Jataí?

No Meliponário Tapajós que fica na região sudeste do Brasil, em que crio as abelhas Jataí, o melhor período para colher mel é na primavera. É quando surgem as floradas mais ricas em néctar do ano.

Afinal de contas, o mel é o principal alimento da colmeia, portanto, deve-se retirar apenas o excedente para consumo humano. 

Entretanto, os biomas e as espécies de abelhas nativas sem ferrão são muito diferentes, aconselha-se sempre observar quando abelhas produzem quantidade extra de alimento durante o ano. 

Como não prejudicar a colmeia.

Nesse sentido, para não prejudicar a colmeia ao retirar mel é preciso manejo racional. Portanto, inclui uma caixa específica, no caso da Jataí, uso a caixa modelo “INPA” com dois compartimentos para armazenamento de mel (melgueira).

Ou seja, indicado é retirar mel de apenas um dos compartimentos deixando o outro para a colmeia de modo a minimizar o impacto da falta de alimento para as abelhas.

Também é aconselhável alimentação artificial calórica (xarope), após a extração. 

Dicas complementares.

Por fim, nunca é demais ter plantas melíferas no jardim em que a colmeia está fixada de modo a potencializar a produção. Juntamente com aguá potável nas proximidades.

Em suma, deve-se retirar o mel com higiene para consumo e respeitar os ciclos da natureza e dos seres envolvidos nesse processo. 

✅ Aprenda a CRIAR ABELHAS JATAÍ com segurança. Organizei um curso on-line com aulas práticas e objetivas para você economizar tempo. Clique e conheça: https://go.hotmart.com/F76788784A

© Copyright. Se gostou de algo, publique o link diretamente para esta página. Você não pode reproduzir o trabalho publicado aqui sem autorização, em nenhuma hipótese, lugar ou condição.