COMO SURGIU

O curso foi criado em 2016 para atender uma demanda de interessados em começar a criar abelhas nativas sem ferrão com responsabilidade. Surgiu de forma despretensiosa, mas foi ganhando corpo ao longo do tempo e atualmente tem conseguido ofertar turmas regulares com a finalidade de apresentar os conceitos básicos da meliponicultura. O meliponário possui estrutura e materiais especialmente desenvolvidos para o propósito educacional.


Acima um enxame da espécie Mirim Preguiça em caixa didática com visores.

DIFERENCIAL

Além de exposição teórica e prática é possível ver de perto como criamos as abelhas, observar as espécies ao vivo e tirar dúvidas. O nosso objetivo é acima de tudo propiciar a experiência necessária para que as pessoas possam posteriormente adaptar o modo como manejamos as abelhas para uma realidade desejada. O nosso maior diferencial é ensinar no próprio ambiente em que praticamos a meliponicultura, ou seja, não tem simulação, tudo é mostrado na prática num formato próximo ao do workshop.


Demonstração de um enxame de Jataí capturado em isca.


Transferência de um enxame de Jataí capturado em isca para caixa racional.

O nosso curso já foi feito por pessoas dos mais diversos perfis, desde as que querem iniciar a criação de abelhas como atividade lazer, até as que pretendem empreender de algum modo nessa área pois a meliponicultura pode ser encarada como hobby, comércio ou preservação. Antes de tudo, o que une os candidatos ao curso é a vontade de conhecer as abelhas nativas sem ferrão ao vivo e esclarecer dúvidas para poder escolher qual espécie se adapta a sua realidade visto que cada colmeia tem características próprias como defensividade, produção de mel e facilidade de multiplicação. Seja como for, a experiência do curso pode ser vivenciada por ser feita por qualquer adulto sem pré-requisito ou proteção.


O Meliponário possuí uma área externa com as caixas de abelhas em postes e uma área interna coberta com os enxames em prateleiras onde são recepcionados os participantes.

O curso é divido em dois eixos básicos, detalhados abaixo.

1) Parte teórica.

f_tpj

Material didático incluso para acompanhar as principais informações no curso e referência para consultas futuras.

 2) Parte prática.


Assista o Clipe de apresentação do curso.


Anfitrião

Gustavo Lassala criou o Meliponário Tapajós em 2013. A criação de abelhas nativas sem ferrão como atividade de lazer converteu-se em preocupação ambiental e motivo de muita dedicação, estudo e ativismo em prol desses insetos. Idealizou a Lei que trata da proteção das abelhas nativas no município de Vinhedo (SP), promulgada em 2017 e o livro infantil “O Elo invisível”, que apresenta às crianças a importância desses seres em nosso ecossistema. Em 2018, recebeu o Prêmio Destaque Ambiental pela Secretária do Meio Ambiente de Vinhedo pelo trabalho desenvolvido com as Abelhas Nativas na cidade. Gustavo é associado a AMESAMPA – Associação de Meliponicultores do Estado de São Paulo.


A data para o próximo evento é 21/03/2020, das 14h às 18h, em um local de fácil acesso, em Vinhedo-SP, no Meliponário Tapajós, com valor de R$ 159.

Estamos com os cursos pausados devido a pandemia. Enquanto isso, acompanhe nossas atividades no canal no Youtube:
https://www.youtube.com/channel/UCXwxRfP2PGSFB_hW1nd-f5g


Depoimentos espontâneos recebidos por e-mail.

Adoramos nossa tarde com vocês no sábado. Muito edificante e prazeroso”. Luciana Partel / São Carlos -SP

“Quero agradecer a oportunidade de participar da vivência incrível em seu projeto e poder observar as infinitas possibilidades de se trabalhar o tema!”Camila Pozzi / Bertioga -SP

“Gostei tanto do curso, que hoje já tenho 5 espécies”.
Juarez Padovan / Jaú -SP

“Mais uma vez, parabéns pelo curso. Achei bem legal e instrutivo. E a dinâmica de bate papo deixou o curso bem leve”.
Fabio Saicali / São Paulo – SP


OBS. Não dispomos de espaço para acompanhantes.
POLÍTICA DE CANCELAMENTO
1 – Cancelamento ou mudança de data por parte do curso:
– Se houver necessidade de cancelamento ou alteração de data por parte da organização do curso, aluno pode requerer 100% do valor da matrícula de volta ou usar de crédito para um mesmo curso numa data posterior.
2 – Desistência por parte do aluno:
– Caso o inscrito desista do curso em até 7 dias antes do curso a devolução da inscrição será integral ou poderá usar o crédito para o mesmo curso numa data posterior. Posterior a este período, e/ou na ausência do aluno sem comunicação prévia, não haverá a devolução dos valores pagos.

A criação de abelhas nativas sem ferrão como atividade de prazer e relaxamento nos tempos livres. Conheça a história das abelhas nativas e o comportamento dos enxames no ninho, fazendo a observação de nove espécies em caixa racionais com visores em um espaço planejado para facilitar essa experiência. Esse curso é realizado desde 2016 nesse formato, ajudando pessoas com os mais diversos perfis a iniciar na meliponicultura.


Acima um enxame da espécie Mirim Preguiça em caixa didática com visores.

OBJETIVO

Além disso, curso proporciona a experiência de acompanhar a transferência ao vivo de um enxame para caixa racional, extração de própolis e mel. Você também fará a degustação exclusiva dos produtos extraídos. O curso é formatado com explanações teóricas e esclarecimento de dúvidas, pausa para café da tarde e demonstrações práticas nas instalações do Meliponário num formato parecido com workshop.


Demonstração de um enxame de Jataí capturado em isca.


Transferência de um enxame de Jataí capturado em isca para caixa racional.

PARA QUEM É O CURSO?

O curso Descubra as Abelhas Nativas Sem Ferrão pode ser feito por qualquer adulto, em qualquer idade, não exige pré-requisito ou proteção. A atividade contribui sobretudo para preservar e ampliar os recursos naturais ao seu redor. Você pode manejar as abelhas nativas no campo ou na cidade e fixar as caixas para manejo próximo da circulação de pessoas e animais, como vai perceber durante o curso.

Venha passar uma tarde com as abelhas nativas sem ferrão!


O Meliponário possuí uma área externa com as caixas de abelhas em postes e uma área interna coberta com os enxames em prateleiras onde são recepcionados os participantes.

O curso é divido em dois eixos básicos, detalhados abaixo.

1) Parte teórica.

f_tpj

Material didático incluso para acompanhar as principais informações no curso e referência para consultas futuras.

 2) Parte prática.


Assista o Clipe de apresentação do curso.


Anfitrião

Gustavo Lassala fundou o Meliponário Tapajós em 2013. A criação de abelhas nativas como hobby converteu-se em preocupação ambiental e motivo de muita dedicação, estudo e ativismo em prol desses insetos. Idealizou a Lei que trata da proteção das abelhas nativas no município de Vinhedo (SP), promulgada em 2017 e o livro infantil “O Elo invisível”, que apresenta às crianças a importância desses seres em nosso ecossistema. Em 2018, recebeu o Prêmio Destaque Ambiental pela Secretária do Meio Ambiente de Vinhedo pelo trabalho desenvolvido com as Abelhas Nativas na cidade. Gustavo é associado a AMESAMPA – Associação de Meliponicultores do Estado de São Paulo.


A data para o próximo evento é 21/03/2020, das 14h às 18h, em um local de fácil acesso, em Vinhedo-SP, no Meliponário Tapajós, com valor de R$ 159.

Estamos com os cursos pausados devido a pandemia. Enquanto isso, acompanhe nossas atividades no canal no Youtube:
https://www.youtube.com/channel/UCXwxRfP2PGSFB_hW1nd-f5g


Depoimentos espontâneos recebidos por e-mail.

“Gostaria de agradecer a excelente introdução à meliponicultura através do curso que você nos ministrou ontem, foi realmente muito prático e informativo”.
Silvio Romero / Jundiaí-SP

“Gostei bastante do curso, deu para aprender, esclarecer dúvidas e ver na pŕatica as abelhas, foi bem legal!!”
Eduardo Padovani / Piracicaba-SP

“Gostaria de agradeçer pelo ótimo curso. Foi bem legal ter esse primeiro contato com as Abelhas Sem Ferrão”.
Bruno Carettoni / São Paulo -SP

“Gostei tanto do curso, que hoje já tenho 5 espécies”.
Juarez Padovan / Jaú -SP

“Obrigado pela generosidade em nos receber em seu meliponário, pelo delicioso mel ofertado e por todas as dicas. Foi uma tarde deliciosa que passou voando”.
Marcelo Cunha / São Paulo – SP

“Agradeço a você pela recepção a mim e ao meu filho, pelo conhecimento demonstrado e dedicação as abelhas sem ferrão.”
Marcelo Bonfá / Campinas – SP


OBS. Não dispomos de espaço para acompanhantes.
POLÍTICA DE CANCELAMENTO
1 – Cancelamento ou mudança de data por parte do curso:
– Se houver necessidade de cancelamento ou alteração de data por parte da organização do curso, aluno pode requerer 100% do valor da matrícula de volta ou usar de crédito para um mesmo curso numa data posterior.
2 – Desistência por parte do aluno:
– Caso o inscrito desista do curso em até 7 dias antes do curso a devolução da inscrição será integral ou poderá usar o crédito para o mesmo curso numa data posterior. Posterior a este período, e/ou na ausência do aluno sem comunicação prévia, não haverá a devolução dos valores pagos.