Qual a caixa ideal para criar abelhas Jataí?

Você saber definir a caixa ideal para criar abelhas Jataí? A princípio, quando começamos a criar abelhas Jataí normalmente usamos um tipo de caixa de quem forneceu a colmeia ou  compra na internet usando o preço como critério.

Porém, se você tivesse a possibilidade de escolher a caixa ideal para o manejo mais assertivo das abelhas Jataí, o que você deveria levar em consideração? 

Primeiramente, definir um objetivo de manejo.

caixa abelhas jataí

Objetivo de manejo

O objetivo de manejo deve estar alinhado ao modelo de caixa. Deste modo, vamos supor que você que seu objetivo seja retirar mel.

Na caixa, podemos direcionar as abelhas para armazená-lo de diversas maneiras. Contudo, a situação ideal é que não fique grandes espaços vazios no interior da caixa, pois dificulta a manutenção da temperatura interna.

Também deve-se pensar na colheita. Ou seja, como a caixa vai facilitar a extração e a recuperação da colmeia posteriormente.

A organização das partes do ninho na caixa

Pensando sobre a questão da organização dos discos de cria e dos potes de alimento em uma caixa, podemos organizar as caixas em quatro tipos de estrutura.

  1. Vertical com os discos em baixo e os potes na parte superior.
  2. Horizontal com discos e os potes de alimento no mesmo nível.
  3. Organização mista em que os discos estão na vertical e os potes na horizontal
  4. Por fim, um modelo intermediário com distribuição horizontal e vertical ao mesmo tempo.

Ademais, esses quatro modelos apresentados podem ser estruturados com módulos, compartimento único e acessórios, a depender da técnica de manejo.

O modelo de caixa ideal para as Jataís

Cada modelo possui vantagens e desvantagens. Mas é interessante pensar que a estrutura da caixa determina como a colmeia poderá ser visualizada e manipulada. 

Em suma, devo confessar que prefiro para o manejo da Jataí a caixa INPA. O principal argumento é a possibilidade de separar a colmeia em módulos, permitindo revisar, realizar divisão ou colheita de mel interferindo o mínimo possível nas estruturas internas. Ao passo que isso evita o estresse das abelhas.

Por fim, é preciso informar que o modelo de caixa INPA foi originalmente registrado em uma publicação do ano de 2000 pelo professor Keer e o próprio Fernando Oliveira –tido como autor, e deu origem a muitas desdobramentos.

Repare no desenho acima em modelo esquemático com o nome dos módulos da caixa.

caixa inpa jataí

Na imagem acima, retirada do meu curso on-line sobre criar abelhas Jataí, perceba como é fácil manusear os módulos da caixa INPA.

Contudo, é possível também trocar módulos nas divisões e colheita de mel, retirando um modelo cheio e substituindo por um vazio.

Além disso, pode-se manter uma estrutura de organização vertical que é a mesma que espécie ocupa na natureza quando nidifica em árvores.

Se você quer entender como usar a caixa INPA passo a passo, as medidas indicadas, entender os módulos em detalhes e tirar dúvidas ✅ clique e conheça o curso que preparei sobre o assunto.

© Copyright – Gustavo | Meliponário Tapajós. Se gostou de algo, publique o link diretamente para esta página. Você não pode reproduzir o trabalho publicado aqui sem autorização, em nenhuma hipótese, lugar ou condição.